Novas regras da IATA sobre dimensões da bagagem de mão
Estás habituado a viajar sempre com a mesma mala ou mochila na cabine do avião? E és dos que não podem separar-se de nada durante as férias? Pois deves estar atento, porque podemos enfrentar-nos a tempos difíceis. De acordo com a nova Diretiva aprovada pela IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional), o tamanho da bagagem de mão permitida a bordo dos aviões deverá sofrere uma redução de até 40%. De acordo com esta nova recomendação, o tamanho máximo permitido para as malas de mão seria de 55 x 35 x 20 (em aparelhos com mais de 120 lugares), substituindo os atuais 56 x 45 x 25 cm permitidos atualmente. Esta nova dimensão é mesmo inferior àquela que é permitida agora pelas principais companhias aéreas low cost como a Ryanair (55 x 40 x 20) e a Easyjet (56 x 45 x 25). Entre os mais generosos quando se trata do transporte de bagagem estão, entre outros, a British Airways, Air France, Lufthansa, Delta e United.
O que vai mudar no transporte da bagagem de mão?
Apesar da Diretiva não ser de implementação obrigatória, entre 30 a 40 companhias aéreas já manifestaram interesse em adoptar estas novas medidas. Entre elas estão a Air China, Avianca, Azul, Cathay Pacific, China Southern, Emirates, Lufthansa e a Qatar, entre outras. A razão por trás da mudança proposta pela IATA, que certamente não agradará a muitos viajantes, especialmente aos passageiros regulares das companhias aéreas, é essencialmente prática: ajudará a acelerar os procedimentos de embarque e fará com que a descolagem se faça mais rapidamente, cumprindo assim com os horários estabelecidos. Além disso, o espaço que se ganha no avião com esta redução do tamanho das malas, poderia ser aproveitado para incluir lugares extra em alguns modelos de avião (até 14 lugares, de acordo com a empresa Boeing).
Outro grupo que já mostrou preocupação são os fabricantes de malas, uma vez que parte do seu produto ficaria agora inutilizado. A IATA já iniciou o processo de negociações para estabelecer uma nova linha de produção certificada de acordo com a nova Diretiva.
E tu, estás de acordo com a nova proposta da IATA?
Para saber mais, consulta os nossos artigos com as normas de bagagem aplicadas pela Ryanair ou pela Easyjet.
comprei passagempara o USA, antes de 17 de maio,qual e o peso e dimensao das bagagem que tenho direito?
“ajudará a acelerar os procedimentos de embarque e fará com que a descolagem se faça mais rapidamente, cumprindo assim com os horários estabelecidos.”
O que vai acelarar são os aumentos por bagagem EXTRA que as companhias vão receber. É mais um ultrage ao cliente.