Blog de Viagens de eDreams icon
Blog de Viagens de eDreams
  •   3 min read

Que fazer quando queres chegar ao aeroporto com o talão de embarque pronto e assim evitar as filas intermináveis para fazer o check-in?

Levas bagagem mas não necessitas facturar?

É importante que saibas que a maioria das companhias aéreas oferecem a possibilidade de realizar o check-in por Internet nas suas páginas web, um serviço que te permite imprimir o cartão de embarque comodamente em casa, dias ou horas antes de chegar ao aeroporto. E assim ganhar tempo para outras actividades de preparação da viagem…

O processo é simples. Só o “como” e o “quando” podem variar de acordo com a operadora.

Aqui te explicamos quais os passos a seguir para entender como funciona o check-in online com as principais companhias aéreas europeias.


Check-in online com a TAP

tap check-in
Com a TAP poderá realizar o check-in online desde 48 horas até 1h30 antes da partida do voo, excepto em voos com escalas cujo check-in seja efectuado por outras companhias aéreas. Nestes casos deve realizar o check-in com uma antecedência de 23h.

O serviço de check-in online da companhia portuguesa funciona para passageiros que viajem com ou sem bagagem. Se pretende viajar com malas de porão, deve verificar previamente quais os balcões e tempos limite para entrega de bagagem nos aeroportos.

Poderão usar este serviço todos os passageiros portadores de bilhete electrónico com reserva confirmada em voos operados pela TAP ou por Portugália. Caso lhe tenha sido solicitada a confirmação presencial dos dados do seu Cartão de Crédito ou documento de identidade num balcão TAP, não será possível efectuar o check-in online.


Check-in online com a Ryanair

ryanair check-in
Se viajas com a Ryanair, tens que fazer o check-in online obrigatoriamente. Todos os passageiros têm a obrigação de facturar online através da página web da companhia e imprimir previamente o seu talão de embarque. Este serviço está disponível desde 15 dias até 4 horas antes da hora estimada de saída do voo.

Todos os cartões de embarque têm que estar impressos e devem ser apresentados numa folha individual A4. No caso de nao levar o talão impresso, pagará uma multa de 60€. Depois só tem que dirigir-se à porta de embarque com o talão impresso e o seu documento de identificação válido.


Check-in online com a Iberia

iberia check-in
Se queres evitar filas incómodas e ir directamente à porta de embarque, reserva o teu assento e imprime o talão de embarque com antecedência, na pagina web da companhia. Podes fazê-lo desde o dia anterior até uma hora antes da saída programada do voo. No caso de voos a Lagos, San Jose e Caracas, o limite é de 90 minutos antes.

Com a Iberia o processo é demasiado fácil: só tens que introduzir o teu apelido, código da reserva e o destino de partida. Seleccionas o voo, os assentos e, se o desejas, marcas a opção de facturar bagagem. Por último, guardas o talão de embarque no teu telemóvel, imprimes o documento ou solicitas o envio de uma mensagem.

Check-in online com Vueling

vueling check-in A Vueling permite imprimir o cartão de embarque desde o momento da compra até 4 horas antes do voo. Neste caso o check-in online não é obrigatório, mas é recomendável fazê-lo, principalmente se viajas apenas com um artigo de bagagem de mão e não vais facturar malas. Desta maneira só necessitas apresentar-te na porta de embarque 30 minutos antes da saída do voo e mostrar a tua identificação e o talão de embarque, sem necessidade de fazer fila. Também tens a possibilidade de levar o cartão de embarque no telemóvel, sem necessidade de imprimir, uma forma ecológica de evitar o desperdício de papel.


Check-in online com easyJet

easyjet check-in Se voas com a easyJet, levas só uma mala de cabina e queres fazer o check-in online, só tens que apresentar o cartão de embarque impresso e o documento de identidade válido no controlo de segurança. Se, ao contrário, viajas com malas para facturar, terás que passar previamente pelo balcão da companhia aérea.

Podes imprimir o teu check-in online desde 30 dias até 2 horas antes do horário programado de saída do voo. Recordamos que a porta de embarque fecha 30 minutos antes da hora de partida. Se chegas tarde, e tal como consta na página web da companhia, já não poderás subir a bordo…


Check-in online com a Lufthansa

lufthansa check-in

Vais viajar com a Lufthansa? Queres fazer o check-in pela web? Pois podes facturar desde 23 horas antes da saída do voo, reservar o teu assento e imprimir o teu cartão de embarque online, ou solicitar que o enviem ao telemóvel. Atenção porque o serviço de facturação online de Lufthansa não está disponível em voos com origem nos seguintes aeroportos: Itália (Cagliari, Olbia, Pisa); Croacia (Dubrovnik, Split e Zadar); Reino Unido (Guernsey, Inversness e Jersey); Portugal (Faro); España (Ibiza); Roménia (Cluj) e Hungría (Balaton).

Fazendo o check in online ganharás tempo: se viajas apenas com bagagem de mão poderás dirigir-te directamente ao controlo de segurança e à porta de embarque, evitando filas. E se viajas com mais bagagem só tens que entregá-la num dos balcões da companhia e dirigir-te comodamente à porta de embarque.


9 responses to “Como fazer o check-in online com cada companhia aérea

  1. Adquiri tres viagens através da edreams, recebi o email de confirmação da reserva, no entanto, e ao longo do processo de aquisição nunca me solicitaram dados sobre os passaportes de cada um dos viajantes. é isto normal? pedia a Vossa ajuda

      1. Caro Pedro Silva, foi a TAAG. Da eDreams responderam me a referir que apenas no check in me solicitarão os dados dos passaportes

  2. Boa noite,
    Li seu post, porém, ficarei 20 dias na Europa indo de um país a outro, e algumas companhias Low Cost só aceitarão fazer o check in online dentro do período em que eu já vou estar na viagem, ou seja, eu farei o check in online (já comprei o pacote de internet), mas não terei uma impressora disponível. O que devo fazer? Tenho medo de não achar lugares que imprimam isto pra mim nos países em que estarei…

  3. Eu reservei uma viage na easyjet,e no voco edreams e não recebi nem belhete nem concigo fazer o chech-in,e o dinheiro ja mo tirarão da conta,como é a primeira vez que reservei jà estou a ficar triste porque não me estão a dar confiança,nem me enviar para o meu e-mail,é de ficar triste,pertendo uma resposta hurgente

    1. Olá Ester. Lamento profundamente o sucedido. Recomendo-lhe que entre em contacto com o nosso serviço de Apoio ao Cliente através do telefone 707 78 28 29 ou +34 93 492 0532 (caso esteja no estrangeiro). Também poderá enviar um email a [email protected]. Cumprimentos.

Se tens alguma pergunta visita o nosso Centro de Ajuda ou envia-nos uma mensagem via Facebook ou Twitter.
footer logo
Made with for you
CMP