Num ano rodeado por uma grande incerteza no setor das viagens, a eDreams revela quais as companhias aéreas que melhor se adaptaram para oferecer um serviço excecional aos seus clientes perante uma crise global. Para isso, efetuou uma análise de 360º, baseada em mais de 61.000 comentários de clientes e em dados recolhidos de 667 companhias aéreas. Este ano, devido à COVID-19, atualizamos os critérios usados no nosso estudo das Melhores companhias aéreas do mundo. As primeiras classificações vão para as companhias aéreas que forneceram um serviço incomparável, não só a bordo dos seus aviões, mas em todos os pontos de contacto com o cliente, destacando também no que diz respeito ao reembolso de voos, fiabilidade, flexibilidade nas alterações de bilhetes, relação qualidade-preço, experiência global dos passageiros e medidas de segurança.
Companhia aérea | Pontuação geral | Reembolsos | Fiabilidade | Pontuação dos clientes | Segurança | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Qatar Airways | 4.40 | 5.0 | 4.2 | 4.0 | 4.4 | |
2 | Delta Air Lines | 4.11 | 5.0 | 2.8 | 3.7 | 5.0 | |
3 | ANA | 4.09 | 4.9 | 2.9 | 4.2 | 4.4 | |
4 | KLM | 3.88 | 3.8 | 4.1 | 3.7 | 3.9 | |
5 | British Airways | 3.88 | 5.0 | 3.8 | 3.4 | 3.3 | |
6 | Turkish Airlines | 3.85 | 3.0 | 4.1 | 3.8 | 4.4 | |
7 | Etihad Airways | 3.82 | 4.3 | 2.8 | 3.7 | 4.4 | |
8 | Singapore Airlines | 3.79 | 4.3 | 3.0 | 4.0 | 3.9 | |
9 | Lufthansa | 3.73 | 4.2 | 3.9 | 3.5 | 3.3 | |
10 | United Airlines | 3.68 | 4.4 | 3.6 | 3.5 | 3.3 |
*A pontuação máxima para cada categoria é de 5 pontos.
A companhia aérea número um do mundo é a Qatar Airways. Uma posição que reforça a consistência da companhia na qualidade dos serviços prestados. A Qatar Airways ficou em segundo lugar no ano passado, e saltou para o primeiro lugar em 2021 como resultado dos notáveis esforços realizados durante o ano inteiro. Liderando as categorias de reembolsos e flexibilidade nas alterações de bilhetes, a Qatar Airways também obteve notas altas nos restantes aspetos analisados.
A segunda melhor companhia aérea do mundo é a Delta Air Lines, que no ano passado esteve ausente no ranking das 10 melhores. O compromisso da Delta com a segurança dos passageiros e com o reembolso de voos aos clientes foi essencial para o seu sucesso na tabela deste ano. Em terceiro lugar está a All Nippon Airways, a maior companhia aérea do Japão. Esta companhia aérea obteve uma classificação elevada quanto à satisfação dos clientes, no reembolso de voos e na implementação de novas medidas de segurança.
Para concluir que companhias aéreas apresentam um melhor desempenho no reembolso de voos, analisámos a sua taxa de processamento de reembolsos e a velocidade com a qual os reembolsos são aprovados.
A Qatar Airways e a British Airways partilham o primeiro lugar como as melhores companhias aéreas para reembolsos. De forma admirável, ambas as companhias aéreas processaram todos os pedidos válidos de reembolso dos passageiros que fizeram reservas com a eDreams. Além disso, nenhuma das companhias aéreas alterou o seu processo normal de reembolso durante a pandemia COVID-19, nem introduziram etapas adicionais no seu processo de validação do reembolso, ao contrário do que fizeram outras companhias aéreas durante este período. Ambas as companhias aéreas mantiveram taxas de aprovação de reembolso rápidas ao longo do ano. A Delta Air Lines é a segunda melhor companhia aérea para o reembolso de voos, processando 98% dos reembolsos num período médio de 2 semanas.
*A taxa de aprovação de reembolso refere-se ao tempo médio que a companhia aérea necessitou para analisar cada pedido de reembolso. O tempo real que passa desde que o reembolso é aprovado até ser transferido à conta bancária do cliente pode ser mais longo.
Os cancelamentos de voos por parte das companhias aéreas durante o primeiro confinamento causado pela COVID-19 eram inevitáveis, dado que estávamos numa etapa determinante para reduzir a disseminação do vírus. No entanto, com o início do verão de 2020, muitas companhias aéreas retomaram as suas rotas e os passageiros foram mais uma vez recebidos a bordo dos seus aviões. Para avaliar quais as companhias aéreas mais fiáveis do mundo, a eDreams analisou a percentagem de voos cancelados durante o período posterior ao confinamento, entre julho e dezembro de 2020, para cada companhia aérea. A Qatar Airways, a KLM Royal Dutch Airlines e a Turkish Airlines cancelaram menos de 35% dos seus voos programados.
Além disso, verificámos as opções de alteração de voos fornecidas aos clientes que manifestassem a intenção de modificar os seus bilhetes por qualquer motivo (mesmo que o voo não tivesse sido cancelado). E, uma vez mais, a Qatar Airways, a KLM e a Turkish Airlines assumem a liderança. As três companhias aéreas obtiveram a classificação mais alta no que diz respeito à flexibilidade, permitindo que os clientes modifiquem os seus bilhetes quantas vezes quiserem, alterando o destino ou selecionando uma data diferente, gratuitamente.
Tendo em consideração tanto a taxa de cancelamento como a flexibilidade na alteração de bilhetes, encontramos três companhias aéreas em primeiro lugar nesta categoria: a Qatar Airways, a KLM Royal Dutch Airlines e a Turkish Airlines são as mais fiáveis do mundo.
Os resultados de uma sondagem enviada aos nossos clientes após a conclusão de uma viagem, com mais de 61.000 comentários, permitem-nos concluir que a All Nippon Airways é a companhia aérea melhor classificada pelos utilizadores. Pedimos aos nossos clientes que classificassem as companhias aéreas com base na sua experiência geral e na relação qualidade-preço que oferecem. A All Nippon Airways recebeu uma classificação média de 4.3 em 5 para a experiência geral e uma média de 4.0 em 5 para a relação qualidade-preço, conseguindo uma pontuação média atribuída pelos clientes de 4.2. Não muito longe da primeira classificada, duas companhias aéreas ocupam o segundo lugar. A Qatar Airways e a Singapore Airlines receberam uma classificação média de 4.1 pela experiência geral, de 3.9 para a relação qualidade-preço e uma classificação média dos clientes de 4.0.
All Nippon Airways
“Voo pontual. Serviço excelente. O preço do bilhete inclui uma mala faturada de 20 kg. Muito bom, em geral.”
Qatar Airways
“A Qatar Airways é a melhor companhia aérea do mundo. Serviço espetacular e tripulação muito simpática, sempre com um sorriso nos lábios.”
Singapore Airlines
“Excelente. Serviram bebidas sempre que pedimos, as refeições foram excelentes e havia snacks disponíveis durante todo o voo. O entretenimento foi excelente. Pessoal profissional e amigável.”
É seguro viajar durante a pandemia de COVID-19? Muitas companhias aéreas implementaram medidas de proteção adicionais para tornar as viagens o mais seguras possível durante a pandemia. Mas uma companhia aérea destacou-se como a companhia aérea mais segura do mundo, e quatro outras empresas receberam a mesma pontuação, ocupando o segundo lugar.
Check-in sem contacto | Lotação reduzida |
Máscara facial
| Verificação de temperatura | Kit de higiene | Desinfeção diária | Filtros de ar HEPA
| Equipamento de proteção adicional
| Serviços limitados | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Delta Airlines | |||||||||
ANA | |||||||||
Qatar Airways | |||||||||
Turkish Airlines | |||||||||
Etihad Airways |
Este ano, mais do que nunca, os viajantes procuram voar com as companhias aéreas mais seguras. Devido à disseminação da COVID-19, as companhias aéreas aumentaram os seus padrões de higiene e segurança e implementaram novas medidas para manter os clientes seguros. A companhia aérea com mais medidas de prevenção COVID-19 é a Delta Air Lines, seguida de perto por quatro outras companhias. A All Nippon Airways, a Qatar Airways, a Turkish Airlines e a Etihad Airways adoptaram 8 das 9 medidas em análise. Onde a Delta Air Lines se diferencia das restantes é no seu compromisso em reduzir a capacidade dos aviões. Em aeronaves com três assentos juntos, a Delta bloqueia o assento do meio para que exista mais espaço entre os passageiros (a menos que haja uma família de três pessoas que deseje viajar junta). Esta iniciativa de bloqueio de assentos foi impulsionada pelos comentários dos clientes que pediam mais espaço a bordo.
Estas cinco companhias aéreas têm vindo a destacar-se no fornecimento de uma experiência de viagem limpa e segura aos seus clientes. Começando antes do embarque do passageiro, estas companhias aéreas oferecem a possibilidade de fazer o check-in sem contacto, assim como um serviço de self-service na entrega de bagagem e verificação de temperatura, para limitar o contacto entre passageiros e funcionários e garantir que todos os que sobem a bordo estejam saudáveis. Já no interior do avião são fornecidos kits de higiene a todos os clientes. Embora todas as companhias aéreas exijam que os passageiros e a tripulação usem uma máscara facial, as companhias aéreas mais seguras também fornecem aos seus funcionários equipamento de proteção pessoal adicional, como luvas, viseiras, aventais e, em alguns casos, trajes completos. As companhias aéreas substituíram o seu serviço habitual a bordo por um serviço limitado, diminuindo a interação entre passageiros e tripulantes. Os próprios aviões foram equipados com filtros HEPA de alto desempenho que capturam 99,9% das partículas de bactérias e vírus, e o ar da cabine passa por esses filtros a cada poucos minutos. Além disso, as aeronaves são completamente desinfetadas diariamente. Todos esses fatores contribuem para uma experiência de viagem mais limpa e segura para todos os passageiros.
A pontuação total no que diz respeito ao reembolso é uma média de duas pontuações: a percentagem de pedidos de reembolso que foram processados pela companhia aérea e o tempo médio que a companhia aérea necessitou para analisar cada pedido e aprovar os reembolsos.
A fiabilidade de uma companhia resulta da média entre a taxa de cancelamento de voos entre julho e dezembro, e uma pontuação de 0 a 5 sobre a flexibilidade da companhia aérea em relação às alterações de bilhetes - variando de 1 ponto (sem opções de alterações gratuitas) a 5 pontos (opções de modificação gratuitas ilimitadas, para uma data ou destino diferente).
Enviámos um questionário a mais de 61.000 clientes que fizeram uma viagem entre outubro de 2019 e março de 2020 e pedimos que avaliassem a sua experiência geral e a relação qualidade-preço da companhia aérea com a qual voaram. A pontuação total da classificação do cliente é uma média das duas.
Analisámos se cada companhia aérea tinha adoptado as seguintes medidas de segurança: check-in sem contacto e self-service na entrega de bagagem, capacidade reduzida em aviões, uso obrigatório de máscaras faciais, verificações de temperatura, kit de higiene, desinfeção diária da aeronave, uso de filtros HEPA de alto desempenho, uso de equipamento de proteção adicional pela tripulação e serviços limitados a bordo. Atribuímos um ponto para cada medida de segurança, e a pontuação total foi adaptada a uma escala de 1 a 5.
Qual é a melhor companhia aérea do mundo?
Qatar Airways é a melhor companhia aérea do mundo de acordo com o estudo anual da eDreams, no que diz respeito ao reembolso de voos, fiabilidade, satisfação do cliente e segurança.
Qual é a melhor companhia aérea no processamento de reembolsos?
A Qatar Airways e a British Airways processaram todos os reembolsos elegíveis para clientes da eDreams, num período médio inferior a uma semana.
Que companhia aérea é a mais fiável?
As companhias aéreas mais fiáveis, com a menor percentagem de cancelamentos e que oferecem mais opções para a alteração de reservas, são a Qatar Airways, a KLM Royal Dutch Airlines e a Turkish Airlines.
Qual é a companhia aérea com a melhor pontuação dos clientes?
Numa pesquisa realizada com mais de 61.000 comentários, os clientes da eDreams classificaram a All Nippon Airways como a melhor companhia aérea do mundo.
Qual é a companhia aérea mais segura?
A Delta Air Lines foi a companhia que implementou mais medidas de segurança para evitar a propagação da COVID-19, de acordo com o estudo da eDreams.
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